Entrada Descrição do Projecto
Descrição do Projecto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Descrição do Projecto


O presente projecto visa o estudo e definição dos procedimentos a adoptar em todo o ciclo de um Sistema de Recolha e Reciclagem de Resíduos Eléctricos – Reutilização de Computadores Pessoais, com a criação de um Centro de Gestão e Reutilização (CGR).


A Figura 2 ilustra o ciclo de processamento do sistema: recolha de computadores junto de instituições e particulares; transporte ao Centro de Gestão e Reutilização; triagem e separação de componentes; assemblagem e reconfiguração de computadores funcionais; distribuição aos utilizadores finais dos computadores.


Como ilustrado na figura, pretende-se numa fase posterior deste sistema, a desenvolver com outros mecanismos financeiros, chegar a uma solução completa e tendencialmente auto-sustentável de todo o processo. Nesta solução procurar-se-á sensibilizar as instituições a adoptar um modelo de rede de computador centralizado, afastando-se do actual modelo de ‘um utilizador-um PC’. Neste novo paradigma (redes verdes, na figura) será constituído um serviço de concepção e instalação de redes assentes neste modelo. Os computadores servirão como terminais de acesso a um computador central, onde as aplicações são executadas. A manutenção, desgaste e obsolescência destes terminais é praticamente nula, sendo a actualização ou upgrade efectuado apenas no servidor. Embora esta solução não evite a actualização desta máquina central, todas as restantes para uso pelos utilizadores terão um tempo de vida útil aumentado substancialmente, reduzindo ainda as tarefas de manutenção.

 

 

Figura 2 - Sistema de Recolha e Reciclagem de Resíduos Eléctricos – Reutilização de Computadores Pessoais.


Na primeira abordagem aos equipamentos recebidos, será efectuada a sua análise para triagem de estado de funcionamento e obtenção de peças e sistemas funcionais. Neste contexto, a procura e escolha do equipamento hardware e software melhor adaptado a esta tarefa, será essencial ao desenvolvimento de todo o processo.


Após a construção de computadores com as peças e sistemas reutilizáveis, a solução informática a adoptar na sua configuração lógica assenta em tecnologias open-source, desde o sistema operativo às aplicações informáticas a disponibilizar. A existência de um sistema Português, desenvolvido pela Caixa Mágica, permitirá a redução de custos em licenciamento de software, bem como a instalação em equipamentos com características técnicas menos exigentes.


No projecto actual, funcionando como uma experiência piloto, os computadores produzidos serão entregues a instituições de carácter social e a famílias carenciadas do concelho, permitindo assim o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a uma franja da sociedade que normalmente não teria acesso às mesmas.

 

Enquadramento da Candidatura

 

Esta candidatura enquadra-se na missão e objectivos do CEDVG, nomeadamente numa das linhas de acção definidas com o objectivo específico de Promover o desenvolvimento e a organização da investigação aplicada bem como na participação no desenvolvimento da região e do país, no contexto de melhoria sustentada das condições de vida da população.
Sendo o âmbito deste projecto a gestão e tratamento de REEE, propomos esta candidatura como resposta ao convite para apresentação de proposta de projectos de investigação e desenvolvimento, endereçada pela Amb3e.