Entrada
Bem vindo ao site REUTIL-3E
Objectivos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 21 Dezembro 2009 11:56

 

O principal objectivo deste trabalho consiste no estudo e desenvolvimento de uma implementação piloto de um Sistema de Recolha e Reciclagem de Resíduos Eléctricos – Reutilização de Computadores Pessoais, divulgando e sensibilizando as instituições e população em geral para a problemática envolvente e incentivando à participação activa na sua sustentabilidade.

 

Continuar...
 
Fases do Projecto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O projecto tem a duração de 12 meses, distribuídos da seguinte forma:

 

  • Preparação, 1 mês:

    • Divulgação do projecto;
    • Definição/articulação de tarefas junto dos parceiros;
    • Levantamento das soluções informáticas para detecção de avarias em PCs;
    • Levantamento dos potenciais beneficiários do projecto;
    • Preparação do Centro de Gestão e Reutilização para a experiência piloto;
    • Definição da página Web do projecto;

Continuar...
 
Descrição do Projecto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Introdução


Este projecto visa a reutilização e valorização de equipamentos informáticos cujo desgaste e obsolescência rápida conduzem a um curto período de utilização. Procura-se reduzir o impacto ambiental da sua mera reciclagem, com o aproveitamento global dos equipamentos ainda funcionais num paradigma de ligação em rede centralizado, dada a menor necessidade de recursos tecnológicos desta solução. A triagem e separação inicial do equipamento, permitirá a existência de um stock de peças soltas, disponíveis para utilização e reparação dos equipamentos que apresentem avarias.


A nível nacional o projecto integra-se claramente numa linha de educação para a cidadania e o envolvimento da população nos problemas dos impactos ambientais provocados por este tipo de equipamento, quer na sua concepção, quer na vertente da sua reutilização e reciclagem.

 

A par da articulação com o actual normativo legal em Portugal, expresso no decreto-lei 230/2004 de 10 de Dezembro, promove-se o conhecimento e o tratamento do problema nacional e internacional causado pelo curto tempo de vida útil actual dos equipamentos informáticos.

Continuar...