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Actividades “água a resíduos” PDF Versão para impressão Email

Desenvolvimento »

Designação:

Actividades “água a resíduos”

Área de Intervenção

Ambiente

Descrição e objectivos:

 

Desenvolvimento de actividades pedagógicas, no âmbito das temáticas água e resíduos, com os alunos da Escola de Santa Maria.

 

 

Data de execução:

 

Clientes:

Escola de Santa Maria

 
CAP com validade permanente PDF Versão para impressão Email

Notícias »
Quinta, 30 Setembro 2010 10:59

iefp CAP com validade permanente (mesmo com validade caducada)

Através da Portaria n.º 994/2010, de 29 de Setembro, o IEFP extingue a necessidade de renovação periódica do Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP). Deste 30 de Setembro, os certificados válidos e os que já se encontravam caducados, passam a ter validade permanente, não carecendo de ser objecto de renovação.

Ver Portaria n.º 994/2010, de 20 de Setembro

 
Centro de Interpretação do Património PDF Versão para impressão Email

Projectos »
proder_esdimeCandidatura ao Proder SubPrograma 3, Medida 3.2

Requalificação/Valorização - Centro de Interpretação do Património

 

 

O projecto candidatado consiste na criação de um Centro de Interpretação do Património na Escola Primária N.º 1 dos Gasparões (concelho de Ferreira do Alentejo) que se encontrava encerrada e cujo destino mais provável seria o de uma crescente degradação.

Este Centro permite reunir num só local as condições para que se realizem diversas actividades pedagógicas associadas à temática do Património e que contribuam para a dinamização do local. Para além de toda esta componente pedagógica que estará presente nesta antiga escola primária pretende ainda criar-se um espaço onde as pessoas e, principalmente as crianças possam estar em contacto com o património natural aprendam a respeitá-lo e a cuidar dele, o que é fundamental para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos mais responsáveis.

 

Objectivos Gerais

Requalificar e Valorizar a Escola Primária N.º 1 dos Gasparões, preservando o edifício enquanto espaço entendido como "depositário de memória colectiva", visando a sua transformação em Centro de Interpretação do Património, que estará disponível para toda a comunidade.

 

Objectivos Específicos

Preservar o Edifício da Escola Primária. Aumentar a atractividade de pessoas devido ao carácter diferenciador do Centro de Interpretação do Património. Promover a sensibilização e valorização do património. Promover o desenvolvimento sustentável. Promover o aumento da qualidade de vida através da adopção de comportamentos correctos. Promover a cidadania. Dar a conhecer o Centro de Interpretação do Património.

 

Actividades a desenvolver no âmbito da operação

Visitas guiadas ao Centro de Interpretação do Património para familiarização com o espaço. Acções de Formação/ Workshops relacionadas com a temática do património. Sessões de sensibilização.. Actividades laboratoriais. Actividades no espaço envolvente da escola. Jogos lúdico-pedagógicos. Eventos temáticos (Património).

Caracterização do mercado para os produtos e/ou serviços a desenvolver e/ou a criar

O Centro estará aberto a qualquer visitante. No entanto, o Centro de Interpretação do Património tem um cariz essencialmente pedagógico, por isso o mercado para os seus serviços/produtos é composto pelas escolas, as instituições que trabalham com crianças, jovens ou idosos, as autarquias locais e outras organizações que trabalhem ou queiram desenvolver actividades em torno da temática do Centro.

 

Impacto da operação na actividade desenvolvida e/ou a criar

As obras de requalificação, valorização e preservação na Escola Primária dos Gasparões são fundamentais para a sua transformação em Centro de Interpretação do Património.

Impacto da operação no território

Esta operação vai permitir valorizar o património rural na óptica do interesse colectivo, enquanto factor de identidade e atractividade do território.

 
CLIPB - Centro Lúdico do IPBeja PDF Versão para impressão Email

Projectos »

Designação:

CLIPB – Centro Lúdico do IPB (estágio profissional)

Área de Intervenção

Educação

Descrição:

 

Revitalização da Ludoteca da ESEB, em que este projecto proporcionou à comunidade educativa um serviço inovador que surge após a identificação desta necessidade e a constatação de que a ESE tem um espaço, a Ludoteca, adequado a este serviço, desactivado.

Objectivos:

Pretendeu-se satisfazer necessidades dos pais durante as horas em que não há qualquer oferta de um serviço como este, proporcionando às crianças um conjunto de actividades estruturadas e desenvolvidas por uma Educadora de Infância. Durante o período de estágio desenvolveu-se a iniciativa Eco CLIPB, junto ao stand do IPB na OviBeja2006.

Financiamento:

%

Investimento total – 8.464,80€

IEFP

64

5.448,76€

SAS/IPB

36

3.016,08€

Data de execução:

Março a Novembro de 2006

Parceiros:

Instituto Politécnico de Beja

Serviços de Acção Social

Escola Superior de Educação de Beja

Beneficiários:

Funcionários, Docentes e Alunos do IPB

Resultados:

Considerado um projecto de sucesso por todos os intervenientes no mesmo, e após o término do estágio profissional, tentou-se manter a sua continuidade. Tal no entanto não foi possível pela manifestação da indisponibilidade financeira para a sua manutenção

 
Consultadoria/Formação Fermentopão PDF Versão para impressão Email

Desenvolvimento »

Designação:

ConsultoriaFormação

Área de Intervenção

Consultoria/Formação

Descrição:

 

Consultoria na área da formação

 

 

Data de execução:

Abril/2008 a Março/2009

Cliente:

FERMENTOPÃO, Lda

Resultados:

Diagnóstico de necessidades formativas

Plano de Formação

Realização de acções de formação

 


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