Você está aqui: Home Candidaturas Centro de Interpretação do Património

Centro de Interpretação do Património

proder_esdimeCandidatura ao Proder SubPrograma 3, Medida 3.2

Requalificação/Valorização - Centro de Interpretação do Património

O projecto candidatado consiste na criação de um Centro de Interpretação do Património na Escola Primária N.º 1 dos Gasparões (concelho de Ferreira do Alentejo) que se encontrava encerrada e cujo destino mais provável seria o de uma crescente degradação.

Este Centro permite reunir num só local as condições para que se realizem diversas actividades pedagógicas associadas à temática do Património e que contribuam para a dinamização do local. Para além de toda esta componente pedagógica que estará presente nesta antiga escola primária pretende ainda criar-se um espaço onde as pessoas e, principalmente as crianças possam estar em contacto com o património natural aprendam a respeitá-lo e a cuidar dele, o que é fundamental para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos mais responsáveis.

Objectivos Gerais

Requalificar e Valorizar a Escola Primária N.º 1 dos Gasparões, preservando o edifício enquanto espaço entendido como "depositário de memória colectiva", visando a sua transformação em Centro de Interpretação do Património, que estará disponível para toda a comunidade.

Objectivos Específicos

Preservar o Edifício da Escola Primária. Aumentar a atractividade de pessoas devido ao carácter diferenciador do Centro de Interpretação do Património. Promover a sensibilização e valorização do património. Promover o desenvolvimento sustentável. Promover o aumento da qualidade de vida através da adopção de comportamentos correctos. Promover a cidadania. Dar a conhecer o Centro de Interpretação do Património.

Actividades a desenvolver no âmbito da operação

Visitas guiadas ao Centro de Interpretação do Património para familiarização com o espaço. Acções de Formação/ Workshops relacionadas com a temática do património. Sessões de sensibilização.. Actividades laboratoriais. Actividades no espaço envolvente da escola. Jogos lúdico-pedagógicos. Eventos temáticos (Património).

Caracterização do mercado para os produtos e/ou serviços a desenvolver e/ou a criar

O Centro estará aberto a qualquer visitante. No entanto, o Centro de Interpretação do Património tem um cariz essencialmente pedagógico, por isso o mercado para os seus serviços/produtos é composto pelas escolas, as instituições que trabalham com crianças, jovens ou idosos, as autarquias locais e outras organizações que trabalhem ou queiram desenvolver actividades em torno da temática do Centro.

Impacto da operação na actividade desenvolvida e/ou a criar

As obras de requalificação, valorização e preservação na Escola Primária dos Gasparões são fundamentais para a sua transformação em Centro de Interpretação do Património.

Impacto da operação no território

Esta operação vai permitir valorizar o património rural na óptica do interesse colectivo, enquanto factor de identidade e atractividade do território.