Você está aqui: Home Candidaturas Eco-Centro de Compostagem Caseira

Eco-Centro de Compostagem Caseira

ec3_apa Ver Site do Projecto: http://vascodagama.ipbeja.pt/ec3

Projecto candidatado e aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O Centro de Estudos e Desenvolvimento do IPB - Vasco da Gama, apresentou em Junho de 2008 uma candidatura à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, Fundo ONG - Componente Ambiente.

O projecto consiste na criação de um Eco-Centro de Compostagem Caseira (na antiga escola primária dos Gasparões - Ferreira do Alentejo) que permite reunir num só local as condições para que se realizem diversas actividades pedagógicas associadas à temática da Compostagem Caseira.

Fundamentação

A fracção orgânica que constitui sempre uma parte considerável de resíduos produzidos pelas populações, no caso de Ferreira do Alentejo continua a ser recolhida, transportada e depositada em aterro sanitário pela AMBILITAL, Investimentos Ambientais no Alentejo, EIM. Sendo possível separar e valorizar a fracção orgânica dos RSU's conseguimos reduzir o volume de resíduos orgânicos depositados em aterro o que irá contribuir para o aumento da vida útil do aterro.
Desta forma, surge a necessidade de encontrar soluções para este tipo de resíduos e uma das que permite fazer face a este problema e que caiu em desuso no nosso país é, a compostagem caseira. A sua utilização permite, por um lado reduzir a quantidade de resíduos que é enviada para o aterro e por outro produzir composto que poderá ser utilizado como fertilizante e estimular outras actividades na região, nomeadamente a Agricultura Biológica.
É neste contexto que surge a necessidade de um projecto como aquele que nos propomos a realizar, num Concelho onde nunca foi feita nenhuma intervenção junto da população sobre Compostagem.
O Eco-Centro permite reunir num só local as condições para que se realizem diversas actividades pedagógicas associadas à temática da Compostagem Caseira e que contribuem para a dinamização do local. Para além de toda esta componente pedagógica que estará presente nesta antiga escola primária cujo destino mais provável seria o de estar encerrada e em crescente degradação, pretende ainda criar-se um espaço onde as pessoas e, principalmente as crianças possam estar em contacto com a natureza e aprendam a respeitá-la e a cuidar dela, o que é fundamental para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos mais responsáveis.
Mas o projecto não ocorre apenas no espaço físico do centro. Paralelamente à sua criação e dinamização serão feitas acções de promoção dirigidas aos sectores da comunidade identificados como uns dos principais produtores deste tipo de resíduos (escolas, serviços municipais e moradias unifamiliares). Pretende-se envolver uma parte importante da comunidade local num projecto que convida à mudança de comportamentos e adopção de novos hábitos.

Objectivos Gerais

• Reduzir o Volume de resíduos orgânicos depositados em aterro sanitário;
  •  Promover a consciência ambiental relativamente à recolha selectiva de resíduos orgânicos e da sua valorização orgânica;
  • Promover o desenvolvimento sustentável;
  • Promover o aumento da qualidade de vida através da adopção de comportamentos ambientalmente correctos;
  • Promover a cidadania;
  • Dar a conhecer o primeiro Centro de Compostagem Caseira da região.

Objectivos Específicos

• Mobilizar a população do concelho de Ferreira do Alentejo para a adopção da Compostagem Caseira como um processo de valorização de resíduos orgânicos;
  • Promover a valorização de resíduos sólidos por processos biológicos;
  • Promover a agricultura biológica.