Você está aqui: Home IPBeja Protocolo IPBeja e Szolnok University

Protocolo IPBeja e Szolnok University

IPBeja_Szolnok_University_CollegeAssumindo a internacionalização e a investigação como áreas estratégicas de actuação fundamentais a qualquer instituição do ensino superior, e tendo por base os contactos já estabelecidos

com a Szolnok University College, em 2008, em que foram identificadas várias possibilidades de colaboração e de trabalho conjunto, com realce para os seguintes domínios:
• do desenvolvimento de planos de estudo conjuntos de formação inicial e contínua;
• do intercâmbio de alunos e docentes no âmbito do Programa Erasmus;
• da concepção de projectos de investigação e desenvolvimento em áreas de interesse comum como: a Animação Patrimonial, o Turismo, a Agricultura, a Gestão de Empresas;

O Presidente do Instituto Politécnico de Beja, Prof. Vito Carioca e a Coordenadora dos Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico, Prof.Sandra Saúde, deslocaram-se a Budapeste e a Szolnok – Hungria entre 31 de Outubro e 4 de Novembro.

Nas reuniões realizadas foram definidos os compromissos e as áreas de trabalho comum que serão alvo de contratualização através do protocolo a assinar em Abril de 2010, em Beja. Adicionalmente, foram estabelecidas as bases para a consolidação de uma cooperação estratégica em benefício do enriquecimento da missão e das áreas de actuação de cada uma das entidades.

O IPBeja partilha com a Szolnok University College a ideia de que a investigação, a inovação e a internacionalização constituem elementos essenciais na construção e consolidação da identidade de qualquer instituição educativa, particularmente as de ensino superior perante os desafios da competitividade, da globalização, da internacionalização e da sociedade do conhecimento.