Você está aqui: Home

logo_adpbejabeja_merece

pdf_buttonPROGRAMA | pdf_button FICHA DE INSCRIÇÃO

separador

Há quem afirme que saber ouvir é a principal qualidade da democracia. Pensamos nós que, para além desta, existe uma outra também muito importante: a necessidade de estar constantemente informados e, para isso, devemos ouvir sempre quem sabe.

Sabemos, de história feita, que esta região do País - o Baixo-Alentejo e o Alentejo Litoral - tem, pela primeira vez, reunidas as condições infra-estruturais para proporcional um desenvolvimento sustentável para si e para o todo territorial. O Porto de Águas Profundas de Sines, o Aeroporto de Beja, o Alqueva e as suas potencialidades agrícolas e turísticas e as Acessibilidades Ferroviárias e Rodoviárias podem perspectivar, a curto prazo, o ponto de viragem que permitirá a criação de emprego e de riqueza, favorecendo os caminhos do bem-estar e do equilíbrio social e económico.

Um outro ponto, também essencial no discurso regional, é que todos os partidos e instituições se encontram lado a lado no aproveitamento e rentabilização dessas infra-estruturas. O que falta então fazer para que possamos tornar esta região mais rica e propiciadora da melhoria de vida? Obter informações credíveis sobre elas e as potencialidades que possamos aproveitar para ultrapassar as dificuldades sistémicas do País e da Região.

Decidimos, por isso, organizar um seminário e convidar técnicos especializados em várias áreas que nos transmitam os conhecimentos fundamentais para a criação de instrumentos de trabalho e desenvolvimento.

Porto de Sines, porta da Europa – Comandante Luís Cabral Arroz

Alqueva e aproveitamento económico – Dr. Joaquim Marques Ferreira - ex- Administrador da EDIA | Águas de Portugal

Aeroporto de Beja – Dr. Pedro Beja Neves, ANA – Aeroportos de Portugal

Acessibilidades ferroviárias e rodoviárias – Professor Doutor Manuel Margarido Tão – Universidade do Algarve

Turismo – Eng. Vitor Silva, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

Ordenamento do Território – Professor Doutor João Figueira de Sousa, Universidade nova de Lisboa

Este Seminário direcciona-se, principalmente, às Instituições políticas e empresariais da Região e do País, que pretendem contribuir com boas práticas de desenvolvimento para a Região, como sejam Autarquias, Assembleias Municipais e Distritais, Núcleos Empresariais e Associações Profissionais, Deputados, Grupos Parlamentares e Governo.

CONTACTOS: Vasco da Gama, Centro de Estudos | adpBEJA – Tlf./Fax 284 326 127 | Tlm. 966 668 439

APRESENTAÇÕES

Sines, a porta da Europa

Comandante Luís Cabral Arroz