Você está aqui: Home Destaques Guia do Consumo Sustentável

Guia do Consumo Sustentável

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

guia_capapdf_buttonDownload do Guia do Consumo Sustentável

 

O conceito de Consumo Sustentável começou a ser “construído” a partir do conceito de Desenvolvimento Sustentável. Este último tem sido alvo de um interesse e discussão crescentes, em particular desde a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992, que ficou conhecida como a Cimeira da Terra.

Embora esteja directamente relacionado com o acto de adquirir, o consumo sustentável é um conceito de grande abrangência que associa um conjunto de práticas que visam poupar e prolongar a vida dos recursos naturais e que passam pela recusa do consumismo (consumo excessivo), o bom uso dos objectos adquiridos de modo a prolongar-lhes a vida útil ou a reparação e recuperação dos produtos danificados ou avariados.

O desafio é o de que todos pensem seriamente na necessidade de alterar modelos de comportamento, padrões sociais e psicológicos na relação que temos enquanto consumidores com o acto quotidiano das opções em matéria de compras e preferências de aquisição.

O projecto “Consumo Sustentável em Ferreira do Alentejo” pretendeu despertar a consciência global de toda a comunidade do concelho de Ferreira do Alentejo para a necessária mudança de comportamentos que se pretende alcançar ao nível de hábitos de consumo.

O guia de Consumo Sustentável desenvolvido no âmbito projecto referido apresenta-se estruturado por áreas temáticas. Em cada uma destas áreas começa por se fazer uma introdução que a contextualiza ao nível global. Seguidamente, apresentam-se “dicas” para auxiliar o consumidor a fazer as suas opções de uma forma consciente. Finalmente, é apresentada ao longo de todo o guia, sempre que se justifique,  informação relativamente ao concelho de Ferreira do Alentejo. Esta é muito importante para informar os cidadãos acerca das possibilidades que o seu concelho lhes oferece para que possam tornar-se consumidores mais sustentáveis.